Jorge Nicola, colunista do Superesportes, lista jogadores que ficarão livres no mercado 6n1o6n
Seu clube precisa de um goleiro? Zagueiro? Meia? Ponta? A coluna levantou 11 jogadores, do goleiro ao ponta esquerda, que ficam livres no mercado até a metade do ano. Ou seja, já podem pré-contrato para se mudar sem custos – pelo menos em relação a direitos federativos – a partir de 1º de julho.
E olha que a relação não leva em consideração nomes quase impossíveis, como Roberto Firmino, do Liverpool; Di María, de saída da Juventus; James Rodríguez, cuja renovação no Olympiacos deve ser anunciada em breve; e Alex Sandro, lateral-esquerdo da Seleção e liberado para procurar clubes na Europa.
De qualquer forma, o time ainda é bem forte e começa com: Neto, goleiro de 33 anos, com agens por Barcelona, Juventus, Fiorentina... Ele se mudou na metade do ano ado para o Bournemouth, seríssimo candidato ao rebaixamento na Premier League. O contrato se encerra em quatro meses e sua agem até agora não é muito bem avaliada.
A linha defensiva tem Dalbert, lateral-direito brasileiro de 29 anos, que está de saída da Inter de Milão - ele foi pretendido pelo Santos nos últimos dias. A dupla de zaga é formada pelo colombiano Yerry Mina, ex-Palmeiras, e Juan Jesus, do Napoli.
Mina, de 28 anos, foi comprado pelo Everton por 30 milhões de euros e teve uma série de lesões nos últimos meses. Já Juan Jesus, velho sonho do Galo, não consegue deixar a reserva no Napoli. Na lateral esquerda, Marcelo, ex-jogador do Brasil e do Real Madrid, que não vingou no Olympiacos, da Grécia.
O meio-campo é técnico e experiente: Souza, de saída do Besiktas e desejado no Vasco; Bruno Henrique, titular absoluto do Al Ittihad e com agens por Palmeiras e Corinthians; Moisés, multicampeão no Shandong Taishan e pretendido pelo América; além de Vietto, eleito o terceiro melhor jogador do Mundial de Clubes depois de marcar um gol no Flamengo e dois no Real Madrid.
Igor Coronado, tratado como um dos craques na Arábia Saudita pelo Al Ittihad e sondado por sete dos oito grandes do eixo São Paulo-Rio, forma a dupla de ataque com Lucas Moura, que não fica no Tottenham. O ex-são-paulino dá preferência a uma proposta europeia, mas não custa tentar, né?
Gabriel Silva, 31 anos - Revelado pelo Palmeiras, Gabriel Silva ficou 12 anos na Europa. Desde que deixou o alviverde, defendeu camisas de Udinese, Novara, Carpi e Genoa, da Itália, Granada, da Espanha, e Saint-Étienne, da França, seu último clube. - foto: AFP PHOTOAos 31 anos, o lateral-esquerdo está livre no mercado depois de rescindir seu contrato com o clube francês. No Saint-Étienne desde 2017, ele disputou 83 jogos e marcou dois gols. Sua última partida oficial foi em 7 de novembro de 2022, portanto há três meses. - foto: AFP PHOTOJonathan Silva, 24 - Revelado pelo Botafogo, Jonathan Silva foi vendido ao Almería, da Espanha, em 2019, por cerca de R$ 4,5 milhões. No clube da região de Andaluzia, ele chegou a entrar em campo 22 vezes e fazer boa temporada 2019/2020, sob comando do ex-jogador Guti. - foto: Vitor Silva/BotafogoDepois, no entanto, acabou emprestado a Las Palmas-ESP e Botafogo. Depois, rescindiu o contrato com o clube espanhol. Seu último jogo oficial foi em março de 2022, pelo clube carioca, durante a Série A do ano ado. Hoje, está livre no mercado. - foto: Vitor Silva/BotafogoEgídio, 36 anos - Velho conhecido do torcedor do Cruzeiro, Egídio está livre no mercado. Ele não renovou seu contrato com o Coritiba, clube que defendeu durante a Série A de 2022. No ano ado, com a camisa do Coxa, o lateral entrou em campo 34 vezes, marcou dois gols e deu três assistências. - foto: Coritiba/DivulgaçãoVale lembrar que Egídio é bicampeão brasileiro (2013 e 2014) e campeão da Copa do Brasil (2018) pelo Cruzeiro. Apesar disso, tem ação contra o clube na Justiça do Trabalho em que cobra cerca de R$ 5 milhões. Desde que deixou a Raposa, em 2019, também ou pelo Fluminense. - foto: Coritiba/DivulgaçãoNícolas Pasquini, 32 - No mercado sul-americano, o nome que surge livre é o de Nicolás Pasquini. Depois de oito temporadas no Lanús-ARG, ele foi emprestado ao Estudiantes, em 2021, e retornou ao clube que o formou no ano seguinte. Em 2022, foram 39 jogos e um gol. - foto: AFP PHOTOPasquini tem no currículo troféus de Copa Sul-Americana e Campeonato Argentino, ambos conquistados com a camisa do Lanús, em 2013 e 2016, respectivamente. Sua última partida oficial foi em outubro de 2022. - foto: AFP PHOTOMarcelo, 34 anos - O nome mais badalado da lista é o de Marcelo, ídolo do Real Madrid e hoje jogador do Olympiacos. Aos 34 anos, ele tem contrato apenas até junho com o clube da Grécia e, de acordo com o UOL, não terá o vínculo renovado uma vez que não atendeu às expectativas. - foto: AFP PHOTONa temporada 2022/23, Marcelo entrou em campo nove vezes e marcou três gols. Sua última partida foi em 11 de janeiro. Vale lembrar que o lateral-esquerdo tem ótima relação com Ronaldo, que é dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. - foto: AFP PHOTO